Os benefícios da fisioterapia no combate a dor

Ao sentir dor, muitas pessoas logo se automedicam e acabam não procurando ajuda de um profissional que examine a causa da dor e não apenas as suas conseqüências. Muitas vezes, o resultado desta “despreocupação” com as causas da dor no presente acarreta maiores transtornos a saúde da pessoa no futuro.

Uma das maneiras de tratar e evitar o aumento da dor é procurar profissionais especializados em dor para o diagnóstico, reabilitação e tratamento voltados ao problema de cada paciente. O paciente será avaliado por uma equipe multidisciplinar que indicará os procedimentos adequados para tratar, amenizar e até mesmo combater a dor. Somente após uma avaliação precisa é que é permitido começar o tratamento indicado a cada patologia que esteja relacionada à dor.
Para os pacientes que se queixam de dores na coluna, por exemplo, uma orientação é a hidroterapia em piscina aquecida. Praticantes da hidroterapia sentem os músculos mais dispostos e, como a resistência dos movimentos é maior na água, há uma melhora da força na musculatura e a evolução física do paciente a cada sessão.
A técnica de Pilates também é ótima para a postura corporal, e acaba trabalhando o corpo de forma global, estimulando assim a circulação, flexibilidade, respiração e o melhor alinhamento para a postura, prevenindo as dores de maneira geral.
 Um outro método de combate à dor é a Reeducação Postural Global; mais conhecida como RPG, sua principal característica é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da Fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada à queixa imediata do paciente, como uma dor aguda. O RPG trata o corpo de maneira geral, não tendo restrição de idade, podendo ser feito com crianças a idosos.
Além dos tratamentos de reeducação da postura, existem procedimentos como a Fisioterapia Traumato-Ortopédica que atua na prevenção e reabilitação das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. O objetivo do tratamento é utilização de recursos que tragam ao paciente a eliminação do processo inflamatório; melhora na circulação sangüínea; fortalecimento muscular; recuperação dos movimentos; equilíbrio; e também a reeducação da postura.
O publico infantil também conta com tratamentos voltados para a reabilitação e bem estar. Um deles é a Fisioterapia Pediátrica que utiliza em seu método técnicas neurológicas e cardiorespiratórias voltadas ao combate de doenças pulmonares infantis. Além das clínicas de reabilitação, o método é bastante utilizado em unidades hospitalares, consultórios e em domicílio.
FONTE: Madame Excêntrica